Notícias

31 de maio: Dia Mundial sem Cigarro

30/05/2019
31 de maio: Dia Mundial sem Cigarro
O dia 31 de maio foi instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha recebe apoio dos vários países, com o objetivo de conscientizar a população quanto aos riscos do uso de cigarro para a saúde.
Vale lembrar que o uso do cigarro pode causar diversos tipos de doenças, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). Dados mostram que estas são as principais causas de óbitos por doença no Brasil, com destaque para o câncer de pulmão.
O cigarro é prejudicial também para quem está perto do fumante. Além do desconforto, o fumo causa doenças imediatas ou a longo prazo. O risco de doença cardíaca aumenta em 25% num adulto exposto ao fumo passivo.
O tabagismo passivo é especialmente perigoso na gravidez, podendo prejudicar o crescimento do feto e aumentar o risco de complicações durante a gestação e o parto, tais como a morte fetal, o parto prematuro e o baixo peso ao nascer.
Há inúmeros motivos para deixar de fumar. Procure ajuda, tanto médica quanto psicológica. Sempre é tempo de tomar essa decisão e contribuir com a sua saúde e das pessoas que estão próximas a você.


Elke Schuch Borges
Assessora de Imprensa
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462
Socimed - Hospital e Maternidade Máquinas Socimed Hospital e Maternidade - Cuidando melhor da vida. contato@socimed.com.br (48) 3621-2500
Rua Aldomar Cardoso, 198 Bairro Passagem - Tubarão / SC CEP 88705-370