Notícias

Cirurgia cardíaca menos invasiva é realizada para troca de válvula do coração

30/05/2019
Cirurgia cardíaca menos invasiva é realizada para troca de válvula do coração
O sopro cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue passa dentro do coração, por um espaço menor do que deveria. Recentemente, uma paciente de 42 anos apresentando este quadro, passou por um procedimento de troca de válvula por uma prótese. O procedimento aconteceu no centro cirúrgico do Hospital Socimed, onde se possibilita a aplicação de técnicas menos invasivas e, por isso, com recuperação mais rápida.
O diagnóstico foi feito por ecocardiograma, que deixou evidente uma lesão na valva aórtica do coração, o que é considerado grave pelos médicos. Apesar disso, a paciente não apresentava sintomas. “O único tratamento possível seria a troca desta válvula por uma prótese. Propusemos a cirurgia minimamente invasiva, neste caso, e com técnicas modernas efetuamos o procedimento por uma incisão de apenas seis centímetros”, explica o dr. Ricardo Choma, cirurgião cardíaco que integra a equipe de cardiologistas do Hospital Socimed, em Tubarão.
Ele explica que, entre os benefícios deste tipo de procedimento, está o menor risco de sangramento e como consequência, menor necessidade de transfusão. Também ocorre menos dor no pós-operatório, menos tempo de UTI, sem contar a questão estética, já que a incisão exigida é muito menor do que nas cirurgias convencionais onde é aberto todo o osso do peito. .
Vale lembrar que os procedimentos menos invasivos são rotina para troca de válvula aórtica no Socimed, atendendo uma demanda de toda a região Sul.


Elke Schuch Borges
Assessora de Imprensa
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462
Socimed - Hospital e Maternidade Máquinas Socimed Hospital e Maternidade - Cuidando melhor da vida. contato@socimed.com.br (48) 3621-2500
Rua Aldomar Cardoso, 198 Bairro Passagem - Tubarão / SC CEP 88705-370