Notícias

Dia Mundial de Segurança do Paciente: Instituições de Saúde se unem em campanha

17/09/2020
Dia Mundial de Segurança do Paciente: Instituições de Saúde se unem em campanha
No dia 17 de setembro, comemora-se o Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data dá início ao movimento conjunto de instituições de Saúde de Tubarão, para ampliar a conscientização da comunidade de Saúde e toda a sociedade sobre o tema.

Neste ano, a campanha que comemora o Dia Mundial de Segurança do Paciente tem como tema “Trabalhadores da Saúde Seguros, Pacientes Seguros”. A iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça a importância do cuidado com os profissionais de Saúde, o que influencia diretamente na segurança do paciente, especialmente por conta da pandemia de Covid-19.
Para marcar a data, as instituições de Saúde de Tubarão – Hospital Socimed, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Provida – juntamente com a Secretaria de Saúde de Tubarão iniciaram um movimento conjunto que busca ampliar a conscientização quanto à importância deste cuidado na segurança do paciente.
Dados mostram que até 70% de eventos adversos podem ser evitados se a prevenção de falhas no ambiente de cuidado for uma prioridade. Pela definição do International Classification for patient safety (ICPS), incidentes são eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário ao paciente.
Como as três instituições já possuem programas internos de prevenção de Incidentes, a união de esforços tem como foco ampliar ainda mais a conscientização.
Para a Diretora Executiva do Hospital Socimed, Andréa Drumond, o enfrentamento da pandemia acelerou ainda mais o processo de união de forças pela Saúde na região. “Já havia um diálogo cada vez mais estreito, pela qualidade da Saúde em Tubarão, que tem a vocação muito forte nesta área. Em um ano de envolvimento tão intenso de nossos profissionais da Saúde, se faz importante este engajamento conjunto, reforçando ações que já são aplicadas dentro de cada instituições e que se tornam cada vez mais relevantes no contexto da sociedade”, explica.
O Diretor Executivo do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Fábio Tadeo Teixeira lembra que o momento é oportuno para salientar a segurança do trabalhador de saúde, como uma prioridade à segurança do paciente. “O profissional de Saúde desenvolve um papel relevante no cuidado e, necessita preservar a sua própria saúde para cuidar bem de quem precisa, além de estar apto ao aperfeiçoamento constante da técnica e das relações humanas. Portanto, cuidar de quem cuida, além de ser um fator social relevante, ainda preserva a saúde de toda a comunidade.”
Para o Gerente Geral da Provida, Fábio Vandresen, “aplicar diariamente planos específicos de atendimento, realizar integralmente medidas de investigação e profilaxia, assim como treinar e capacitar as equipes para oferecer serviços de qualidade e com segurança é uma proteção que se estende a clientes, corpo clínico e colaboradores, que neste ano, foi ampliada nos cuidados para acolher a todos diante da pandemia infecciosa”.
De acordo com o Secretário de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, “a parceria entre o setor público e o privado sempre trará muitos benefícios para a Saúde do Município e, sempre que for possível, deve ser realizada. Trabalhar nesse movimento de segurança do paciente junto com as instituições de Saúde de Tubarão, é sempre muito importante para que possamos garantir o melhor tratamento e acompanhamento. Por isso, sempre iremos discutir este assunto”, reforça.
Quando se fala em segurança da equipe, extensiva aos cuidados com o paciente, o envolvimento das áreas se dá, em especial, pelo setor de Qualidade das instituições de Saúde. Há seis metas preventivas priorizadas para segurança do paciente, que são: identificação correta, comunicação efetiva, segurança no uso de medicamentos, cirurgia segura, prevenção de infecções e prevenção de quedas e lesões por pressão. Além da mobilização contínua da equipe em torno dessas metas, há a preocupação com uso de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual).
As metas de segurança do paciente são trabalhadas nas instituições de Saúde pelos seus Núcleos de Segurança do Paciente, formados por profissionais de áreas distintas que, de forma multidisciplinar, contribuem para que o trabalho de conscientização e resultados positivos seja assimilado na rotina das instituições.
Para a Gestora de Qualidade do Hospital Socimed, Simone Dominski, “o colaborador é peça fundamental para o cuidado seguro. A segurança dos nossos processos depende dele, então precisamos mantê-los capacitados, providenciar EPI´s, assegurando todas as condições de trabalho. É muito bom saber que podemos contar com a equipe neste momento de enfrentamento de uma pandemia. Seguir os novos protocolos criados, e todo esse cuidado fazem enorme diferença para mantermos nossos padrões de qualidade. E neste processo, só temos a agradecer aos nossos ‘heróis’ de verdade”.
“Estamos vivendo uma pandemia onde distanciamento social é necessário, mas pensando na segurança dos profissionais de Saúde, encontramos uma forma de reunirmos as instituições de Saúde de Tubarão para planejar ações e fortalecer a cultura de segurança dos pacientes. E juntos, promover a responsabilidade e comprometimento com uma assistência de qualidade e melhorar continuamente os processos de trabalho valorizando o profissional da linha de frente, a final a segurança dos profissionais da saúde reflete no cuidado com o paciente”, completa a Analista da Qualidade e Segurança do Paciente do HNSC, Laís de Figueiredo Machado Ferreira.
“Promover a saúde das pessoas, oferecer serviços especializados, de qualidade, com competência médico-assistencial, com tecnologia inovadora e atendimento humanizado fazem parte da missão dos profissionais de Saúde, contando com profissionais de diversas áreas, engajados e que acompanham e desenvolvem ações de segurança, não somente em setembro, mas em todos os meses”, conclui a Gestora de Qualidade e Segurança da Provida, Camila Krobel.
Diante da importância do tema, principalmente neste ano com o enfrentamento da pandemia, as instituições de Saúde se uniram em um trabalho conjunto que resulta em algumas ações: iluminação das fachadas com a cor laranja, durante o mês de setembro; realização de um webinar nesta quinta-feira, às 14h, para tratar do tema “Cultura de Segurança: como engajar”, com a participação dos gestores das instituições envolvidas; divulgação conjunta da campanha que conta com o apoio da Sobrasp (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente); além de ações internas com as equipes.



Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação e Marketing
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462
Socimed - Hospital e Maternidade Máquinas Socimed Hospital e Maternidade - Cuidando melhor da vida. contato@socimed.com.br (48) 3621-2500
Rua Aldomar Cardoso, 198 Bairro Passagem - Tubarão / SC CEP 88705-370