Notícias

Hospital Socimed realiza mais uma captação de órgãos

10/07/2019
Hospital Socimed realiza mais uma captação de órgãos
A prática de captação e doação de órgãos é bastante criteriosa e requer das instituições credenciadas, a formação e capacitação constante da equipe envolvida. Recentemente, foi realizado no Hospital Socimed, em Tubarão, mais um procedimento para captação de órgãos, possível graças à Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) da instituição (foto).

Dados da SC Transplantes mostram que uma das maiores listas de espera por órgãos é pela doação de rins, seguida por córneas, medula óssea e fígado. Das notificações registradas de morte encefálica x doação de múltiplos órgãos por estabelecimento acumulado de 2019, Tubarão está entre as 10 cidades.

A doação de órgãos é possível em dois casos: quando há morte encefálica, que permite a doação de múltiplos órgãos como fígado, rins, córnea, coração e pulmão; e no caso de parada cardíaca, permitindo a retirada e doação das córneas. Mas o processo não é tão simples.

Além de o hospital precisar ser credenciado junto à SC Transplantes, que é o órgão regulador, após constatado o óbito e feito o diagnóstico, avalia-se o perfil do doador e consulta-se a família. Isso pode levar horas, mas deve ser respeitado. Por isso, a equipe está sempre de prontidão. Por conta disso, a equipe é formada por médicos, enfermeiros e psicóloga.

Este é o segundo caso este ano, de captação de órgãos no Hospital Socimed, ambos de múltiplos órgãos. Além de contar com a Comissão, o procedimento é feito no hospital, que por dispor de Heliponto, também possibilita o transporte com rapidez.



Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462
Socimed - Hospital e Maternidade Máquinas Socimed Hospital e Maternidade - Cuidando melhor da vida. contato@socimed.com.br (48) 3621-2500
Rua Aldomar Cardoso, 198 Bairro Passagem - Tubarão / SC CEP 88705-370