Notícias

Novembro Azul: foco na prevenção

01/11/2019
Novembro Azul: foco na prevenção
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que a expectativa de vida dos homens é menor do que a das mulheres, sendo um dos motivos, os cuidados regulares para a prevenção de doenças. Novembro Azul é uma campanha mundial dirigida aos homens, com o objetivo de conscientizar a comunidade quanto à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Para o Dr. Francisco Marconato, urologista da equipe do Hospital Socimed, a campanha serve como um incentivo ao cuidado global da saúde masculina. “A visita ao urologista para o check-up da próstata é uma oportunidade de realizar os exames de rotina e receber orientações gerais incluindo cuidados com a dieta, ajustes na pressão arterial, avaliação das taxas do colesterol e glicose, reposição hormonal, entre outras”.
O câncer de próstata é a neoplasia sólida mais comum e a segunda causa de óbito oncológica entre os homens. Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata morrem em decorrência dessa doença, e muito disso está relacionado ao fato de que 20 % dos casos são diagnosticados em estágio avançado.
Um dado positivo é que as campanhas de esclarecimento e rastreamento são responsáveis pela redução das taxas de mortalidade decorrentes do câncer de próstata, já que com o diagnóstico precoce as taxas de cura podem atingir 90% dos casos.



Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462
Socimed - Hospital e Maternidade Máquinas Socimed Hospital e Maternidade - Cuidando melhor da vida. contato@socimed.com.br (48) 3621-2500
Rua Aldomar Cardoso, 198 Bairro Passagem - Tubarão / SC CEP 88705-370