Comissões

Comissões Hospitalares

Comissão Ambiental

Desenvolve atividades de gestão ambientalmente saudáveis, de preservação de recursos naturais, consumo consciente de água e energia, controle e análises de água e efluentes e assegurar a elaboração e cumprimento do PGRSS – Plano de Gerenciamento de resíduo.

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH

Elabora, implementa, mantem e avalia o Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Socimed, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando ações de prevenção e de avaliação periódica e sistemática da incidência de IRAS - Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde.

Comissão de Farmácia e Terapêutica – CFT

A CFT implementa ações de assessoria em relação à seleção, padronização e uso racional de medicamentos, atuando no gerenciamento de risco e farmacovigilância, e realizando estudos de farmacoeconomia medicamentosa. Neste contexto, a CFT desempenha papel consultivo, científico e educativo, propondo na instituição, as boas práticas constantes de prescrição, dispensação, ministração e controle de medicamentos, além de analisar estudos de utilização dos medicamentos padronizados, com foco no uso racional.

Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos - CIDOTT

A CIDOTT tem como objetivo atuar junto à comunidade através de palestras, conscientização e divulgação da importância da doação de órgãos, esclarecendo dúvidas éticas e legais. Cabe a ela também viabilizar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes em óbito, a possibilidade da doação de córneas e outros tecidos, dentro dos termos legais, respeitando os princípios éticos.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Desenvolve ações para identificar os riscos do processo de trabalho, elaborando planos de ação preventiva e solução de problemas, nos diversos setores, colaborando com o desenvolvimento e implementação do PCMSO, do PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho. Promove, anualmente em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.

Comissão de Prevenção à Lesão de Pele

Esta Comissão busca aprimorar o processo de cuidado às lesões de pele, contribuindo com o conhecimento científico. Esta atuação inclui a identificação de possíveis riscos de lesão de pele, a padronização de materiais para prevenção e tratamento de feridas, a capacitação da equipe com relação à prevenção e tratamento de lesões de pele e orientação de paciente e familiares para a alta hospitalar.

Comissão de Padronização de Suprimentos

O objetivo desta Comissão é estabelecer critérios técnicos para avaliação e análise dos materiais hospitalares. Analis, testar e emite parecer técnico de materiais hospitalares de uso contínuo, com os responsáveis por área. Cria e mantem atualizado um banco de dados com o registro de queixas técnicas notificadas, a fim de acompanhar qualitativa e quantitativamente o uso dos materiais padronizados pelos Serviços.

Comissão de Prontuário

Tem como responsabilidade garantir o sigilo, confidencialidade e segurança das informações registradas em prontuário, de acordo com a resolução N° 1638 de 10 de julho de 2002 do Conselho Federal de Medicina. Busca assegurar o preenchimento, guarda e manuseio dos prontuários, implementar capacitações para adequar o arquivamento dos mesmos e proceder com técnicas de digitalização, estabelecendo critérios de descarte, atendendo a legislação em vigor.

Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional - EMTN

Cria mecanismos para o desenvolvimento das etapas de triagem e vigilância nutricional em regime hospitalar, com metodologia capaz de identificar pacientes que necessitam de TN – Terapia Nutricional, a serem encaminhados aos cuidados da EMTN. Assegura condições adequadas de indicação, prescrição, preparação, conservação, transporte, administração, controle clínico, laboratorial e avaliação final da TN, visando obter os benefícios máximos do procedimento e evitar riscos.

Equipe Interdisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva

Dispõe de equipe interdisciplinar de Saúde atuando de forma global nos cuidados prestados, visando a redução de possíveis riscos aos pacientes, visitantes e profissionais que atuam no ambiente de UTI, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Equipe Interdisciplinar do Serviço de Oncologia

A equipe se reúne periodicamente com o objetivo de trocar informações sobre ações e cuidados ao atendimento humanizado, assegurando a máxima atenção a todos os detalhes de sua evolução, valorizar a individualização no cuidado ao paciente e na atenção a seus familiares e ajuda-los a vivenciar a realidade do diagnóstico e do tratamento. Executa, supervisiona e avalia permanentemente todas as etapas da Terapia Antineoplásica.

Comissão de Qualidade

Tem como objetivo desenvolver uma visão sistêmica da avaliação de qualidade através da Teoria da Qualidade de Avedis Donabedian. Elaborando metodologias e padrões de trabalho que facilitem o alinhamento e o andamento de projetos multidisciplinares, abrange várias áreas do hospital, desenvolvendo uma cultura de qualidade que promove a humanização, quer nas relações entre as pessoas, quer na assistência ao paciente. Isso se dá através da participação no Programa de Humanização e dos eventos educativos como palestras e seminários. Facilita o desenvolvimento organizacional, propondo estratégias de planejamento estratégico e acompanhamento à implementação dos planos de ação.

Núcleo de Segurança do Paciente e Gerenciamento de Risco

Atua de acordo com a Portaria nº 529 de 1º de abril de 2013, que institui o Programa Nacional de Segurança ao Paciente, e com a RDC nº 36 de 25 de Julho de 2013, que institui as ações para a segurança do paciente em serviços de Saúde. Possui as seguintes competências: implantar protocolos de segurança do paciente e realizar o monitoramento de seus indicadores (Protocolo de Cirurgia Segura, Higienização das mãos, Prevenção de queda, Prevenção de UPP, Identificação do Paciente e Segurança na prescrição, uso e administração de medicação); promover ações para a gestão de risco; elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente, e ainda acompanhar as ações vinculadas a ele.

Comitê Transfusional

Tem como função o monitoramento da prática hemoterápica na instituição de assistência à saúde, incluindo a atividade educacional e de hemovigilância, e a elaboração de protocolos de atendimento de rotina hemoterápica.

Socimed - Hospital e Maternidade Máquinas Socimed Hospital e Maternidade - Cuidando melhor da vida. contato@socimed.com.br (48) 3621-2500
Rua Aldomar Cardoso, 198 Bairro Passagem - Tubarão / SC CEP 88705-370