Notícias

Socimed tem Pronto Atendimento Pediátrico como diferencial

01/03/2021
Socimed tem Pronto Atendimento Pediátrico como diferencial
Um dos diferenciais do Hospital Socimed é seu Pronto Atendimento Pediátrico 24 horas, que além de Pediatras, conta com clínicos gerais e também com vários especialistas em regime de sobreaviso. Neste período de isolamento social, o PA teve que se adaptar ao atendimento relacionado a Covid e para outras situações clínicas.

O pediatra Marcio Alcides Molinari lembra que o movimento no Pronto Atendimento Pediátrico caiu de forma considerável, uma vez que as crianças cumpriram o isolamento social e provaram que o mesmo funciona para conter toda e qualquer doença infectocontagiosa.

“Como a maior parte das doenças na faixa etária pediátrica são de cunho viral e a transmissão geralmente é de pessoa para pessoa, elas isoladas em domicílio acabam não adoecendo tanto”, ressalta o pediatra da Socimed.
Neste caso, segundo ele, o PA nesse período de pandemia acabou tendo um aumento de atendimentos relacionados a traumas, vindo muito mais crianças com fraturas do que com doenças infectocontagiosas.

De qualquer forma, acrescenta Dr. Marcio, o PA foi estruturado em duas modalidades: uma para aqueles pacientes que tenham sintomas que possam estar relacionados a Covid e outro para os que não estão relacionados a estes casos. São fluxos distintos dentro da mesma instituição.

Os pacientes com Covid entram por uma porta e os que não têm sintoma entram por uma outra. São pacientes que não se encontram no ambiente do PA, oferecendo segurança aos dois grupos. É o mesmo profissional, mas em setores diferentes do hospital e paramentado de forma diferente.

Na faixa etária pediátrica, o Pronto Atendimento têm registrado alguns casos de atendimento de Covid e com ocorrência de internação. Mas, segundo o médico, é um número pequeno.

“Se elas estão isoladas, o contato social é menor. O que traz risco de contágio é o contato social. Isto acontece muito mais com os adultos e jovens do que as crianças”, pontua o pediatra.

É comprovado que a maior parte das crianças são contaminadas em ambiente domiciliar, tendo em vista que a circulação delas é mínima.

“Já tivemos bebê de 15 dias de vida internado no Hospital Socimed com Covid positivo e ele não foi para a rua. Mas foi alguém que trouxe para dentro de casa.

Estas crianças estão pegando pelo contato com os pais ou por outros familiares”, ressalta.

SAÚDE PSICOLÓGICA

No caso dos estabelecimentos escolares, segundo o pediatra, se a escola vai trazer um incremento de crianças contaminadas ou não, vai depender de dois fatores básicos. O primeiro, vale o bom senso por parte dos pais: ou seja, qualquer mínimo sinal de adoecimento por parte da criança, ela não deve ir às aulas presenciais e a instituição deve ser comunicada da situação.

O segundo ponto vai depender também das medidas adotadas pelas escolas. O surgimento de casos suspeitos ou confirmados de aluno, vai ter que ativar uma reação em cadeia por parte da escola, com isolamento de um ou de vários estudantes, para resguardar a saúde dos demais. “É isto que vai impactar diretamente sobre a manutenção das escolas abertas ou não neste ano. É o bom senso dos pais e os protocolos de segurança adotados pelos estabelecimentos”, acentua.

O fato é que a pandemia gerou estresse em todo mundo, tanto em crianças como nos adultos e por isso se tem pago um preço em se passar por um isolamento e com uma série de restrições. Nas crianças isto não é diferente.
Na constatação do pediatra, o que se tem percebido são alterações de sono, de humor e atraso no desenvolvimento em função da falta de interação social.

“Estão isolados em casa, as vezes com um único cuidador que não tem intenção de brincar e de interagir o tempo todo. Isto desencadeia estresse nesta faixa etária e gera algum tipo de estrago na saúde psicológica destas crianças. Isto é uma realidade”.

A expectativa do pediatra é que, neste ano, com as atividades escolares presenciais, este prejuízo se minimize. “Se efetivamente vai acontecer ou não, só o tempo dirá”.
Socimed - Hospital e Maternidade Máquinas Socimed Hospital e Maternidade - Cuidando melhor da vida. contato@socimed.com.br (48) 3621-2500
Rua Aldomar Cardoso, 198 Bairro Passagem - Tubarão / SC CEP 88705-370